quarta-feira, 16 de julho de 2008

PHN no casamento


Texto retirado do Portal Canção Nova - www.cancaonova.com


"(...) E o Senhor Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só.
Vou fazer-lhe uma companhia adequada’" (Gen 2,18).
Viver unido pelo sacramento do matrimônio é uma graça, porém, exigente. Exige despojamento, compreensão, renúncia, disposição... e isso nem sempre é fácil. Quando se casa, casa-se com tudo o que a pessoa é: qualidades, dons, imperfeições e limites.
Infelizmente o que se apresenta na TV, cinema, revistas e outros meios de comunicação é um casamento ilusório, irreal, no qual tudo é perfeito ou nada dá certo.
O casal cristão é chamado a pisar no chão e a olhar os dois para o céu – sem deixar de olhar um nos olhos do outro em espírito de oração.
É preciso saber que o Amor entre o casal não é poesia, nem histórias contadas para dormir. Mas, acordados, os dois dever saber que trazem suas histórias reais e bem distintas, que se fundem para que possam construir, juntos, uma nova história. Nenhum dos dois vai viver a sua própria história, mas vão construir uma nova história a dois.
Viver o PHN (Por Hoje Não vou mais pecar) no casamento é decidir tirar as máscaras em todos os momentos, que um ou o outro, ou os dois juntos podem usar, representando um papel, um teatro, um personagem que não faz parte de suas histórias. É decidir não pecar hoje no casamento; dentro e fora de casa, sozinhos ou juntos. É saber que o casamento não é novela, mas vida real! Enfim, é não pecar contra a Aliança que os dois fizeram diante de Deus no altar e que deve ser renovada dia a dia, para que o casamento não apodreça e acabe, mas amadureça com o tempo e oração e dê frutos para a construção de uma sociedade nova e de paz, original.
Que se cumpra a Palavra de Deus hoje: “No início Deus criou homem e mulher, os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a!’” (Gen 1,27-28 ).
Sagrada Família de Nazaré, modelo de amor e santidade, abençoe a todos os casamentos!

sexta-feira, 11 de julho de 2008

A Poderosa Medalha de São Bento e sua Oração

Hoje, dia 11 de julho é dia de São Bento, um Monge que viveu uma espiritualidade profunda e radical e sempre lutou contra as tentações e o mal.
O Patriarca dos Monges do Ocidente, nasceu por volta do ano 480 na província de Núrsia - Itália, era de uma família de alta nobreza e com uma sólida formação familiar cristã, mas renunciou os estudos superiores, escandalizado com a vida imoral que encontrou em Roma. Seu lema "ora et labora" ("reza e trabalha"), não perdeu ainda hoje a sua importância e eficácia como desafio e modelo de santidade perfeita.
Durante a vida, construiu mosteiros, curou doentes, ressuscitou mortos, enfrentou tiranos e fundou a Ordem Beneditina. Iluminado por tantas graças, Bento tinha o Dom da profecia. Era sua capacidade de anunciar, com indiscutível precisão, acontecimentos futuros. A graça da compunção e o Dom das lágrimas fazia de bento um homem compassivo e profundamente orante. Como que associado ao Dom da profecia, as lágrimas lhe desciam os olhos diante das revelações que Deus o permitia receber.
De sua morte, sabe-se que morreu consciente, pois sabia a hora de sua chamada e, inclusive seis dias antes, mandou preparar o seu túmulo. Doente e com o corpo abatido pelas severas penitências, dirigiu-se à Celebração Eucarística, comungou e, morreu de pé, sustentado por seus discípulos (isso por volta do ano 547). Mesmo depois de morto ainda realizou, por meio de seus filhos espirituais, uma obra civilizadora e evangelizadora colossal. O Papa Pio XII chamou-lhe, a justo título, Pai da Europa.
São Bento servia-se do sinal da cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Daí, veio o costume muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão.

A MEDALHA: Não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé. É eficaz no combate direto a satanás, às tentações, contra doenças e mordidas de cobras e na proteção de automóveis.

explicação do verso
Nas antigas medalhas aparece, rodeando a figura do santo, este texto latino em frase inteira: Eius in obitu nostro presentia muniamur. "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte". Nas medalhas atuais, freqüentemente desaparece a frase que é substituída por esta: Crux Sancti Patris Benedicti, ou, todavia, mais simplesmente, pela inscrição: Sanctus Benedictus.

explicação do reverso
*Em cada um dos quatro lados da cruz:
C. S. P. B. Crux Sancti Patris Benedicti. (Cruz do Santo Pai Bento). *Na vertical da cruz: C. S. S. M. L. Crux Sacra Sit Mihi Lux. (Que a Cruz Sagrada seja minha luz).*Na horizontal da cruz: N. D. S. M. D. Non Draco Sit Mihi Dux. (Que o demônio não seja o meu guia). *Começando pela parte superior, no sentido do relógio: V. R. S. Vade Retro Satana. (Afasta-te Satanás )- N. S. M. V. Nunquam Suade Mihi Vana. (Nunca me aconselhes coisas vãs) - S. M. Q. L. Sunt Mala Quae Libas. (É mau o que me ofereces) - I. V. B. Ipse Venena Bibas. (Bebe tu mesmo teu veneno).

Oração da medalha de São Bento (pequeno exorcismo):

A Cruz Sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia.
Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos.
Amém!


São Bento rogai por nós!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Como Permanecer em Deus

Deus é o mesmo desde o princípio e sua vontade para a nossa vida é que o amemos acima de tudo e de todos, pois este é o primeiro mandamento. Para realizar este mandamento temos que primeiramente acreditar, ter a certeza de que tudo que Deus faz é bom e que Ele nos ama profundamente, portanto, ter fé é primordial e a fé nós conseguimos, pedindo a Deus, pois é um dom e aumentamos essa fé ouvindo a sua palavra que se encontra nas escrituras, nas missas, pregações, grupos de oração, partilhas, orações, etc.
Meus irmãos temos que buscar mais a Deus e ser perseverantes na oração se quisermos permanecer Nele.
Precisamos guardar a sua palavra como nos diz a Bíblia: “Aquele porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos Nele: aquele que afirma permanecer Nele deve também viver como Ele viveu”. (1Jo 2,5-6)
Deus é extremamente simples e quando guardamos a sua palavra simplificamos nossa vida e mais próximos ficamos Dele, pois nos tornamos cristãos de verdade.


Muita paz a todos!

BlogBlogs.Com.Br